PÁGINA INICIAL MARLENE FORTUNA CURSOS LIVROS CONTATO

 

CURRICULUM

 

PUBLICAÇÕES; TRABALHOS EM CONGRESSO; PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS, SEMINÁRIOS, PALESTRAS E ENTREVISTAS; REGISTROS DE ATIVIDADES ATRAVÉS DE MATERIAL DE IMPRENSA

 

01.   Jornalista, Redatora e Pesquisadora da Revista do CLUBE ATLÉTICO MONTE LÍBANO/SP, Ed. Diretoria de Promoções: São Paulo. Artigo publicado com o título: Panorama Artístico do Líbano, página 88 e 89, Março de 1980.

02.   Radialista, Produtora e Apresentadora de um Programa de Música Sertaneja, pelas seguintes emissoras de rádio de São Paulo: Rádio Gazeta, Rádio São Paulo, Rádio Mulher (1980 a 1984) Comandou em 1983, o Programa José Fortuna (em razão de seu falecimento), pela Rádio Mulher de São Paulo/SP.

03.   Apresentadora de Festivais Regionais de Música Sertaneja, como os das cidades: Caconde/SP e Olímpia/SP, nesta última, foi também apresentadora do Festival do Folclore do ano de 1984.

04.   Inclusão do nome Marlene Fortuna na ENCICLOPÉDIA DO TEATRO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO, organizada pelo escritor de arte Yan Michalski, em 02 de Janeiro de 1989.

05.   Tem entrevista publicada na Revista FACE (Revista de Semiótica e Comunicação), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, Vol. III, Nº 02, ISSN: 0103-1562, auxílio FAPESP, Julho/Dezembro 1990. Título: O teatro de Antunes Filho, páginas: 319 a 325. Entrevista fornecida à Profª. Drª. Silvia Simone Anspach.

06.   Fotos e ótimas críticas sobre o trabalho teatral de Marlene Fortuna no livro: GRUPO MACUNAÍMA - CARNAVALIZAÇÃO E MITO, de David George. Ed. Perspectiva, Debates, Teatro, São Paulo/SP, 1990, pelos espetáculos: Álbum de família, Toda nudez será castigada e A hora e vez de Augusto Matraga. Páginas: 110, 115, 118 e 135.

07.   Escreveu matéria publicada no Jornal da FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE SÃO PAULO, Nº 194, Outubro de 1991, título: Verdade ou verossimilhança na pintura mediúnica, páginas 15 e 16.

08.   Escreveu matéria publicada no Jornal da FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DE SÃO PAULO, Nº 199, Março de 1992, título: Arte, sensibilidade e beleza na pintura mediúnica, páginas 12 e 13.

09.   Fotos e ótimas críticas sobre o trabalho teatral de Marlene Fortuna no livro NELSON RODRIGUES - DRAMATURGIA  E ENCENAÇÕES, de Sábato Magaldi. Ed. Perspectiva, Estudos, Teatro, São Paulo/SP, 2ª edição, 1992, pelos espetáculos: Álbum de família e Toda nudez será castigada, de Nelson Rodrigues, direção: Antunes Filho. Páginas: 168, 169, 176, 178, 179, 181 185.

10.   Crítica e ótimos comentários sobre a Oficina de Voz ministrada por Marlene Fortuna, ao Núcleo de Teatro do Clube Atlético Monte Líbano, da cidade de São José do Rio Preto/SP, de 31 de Janeiro de 1993 a 07 de Fevereiro de 1993. Jornal Diário da Região - Segundo Caderno, Quinta-Feira, 04 de Fevereiro de 1993. Crítico: André Luis Vinha. Títulos das matérias: Marlene Fortuna diz que só o teatro forma o ator; Atriz ensina como usar a voz; No palco, ator deve ser senhor das emoções.

11.   Entrevistou a atriz Beth Coelho sobre o Processo de Criação do Ator em Gérald Thomas e sobre o Processo de Criação do próprio Diretor. Julho de 1993.

12.   Palestrante - CONGRESSO BRASILEIRO DE AVALIAÇÃO UNIVERSITÁRIA GLOBAL (I), CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA (I) e CONGRESSO BRASILEIRO DA QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR (II). Patrocínio: Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde (CEDAS). Local: Centro de Convenções Rebouças, São Paulo/SP, de 12 a 14 de Agosto de 1994. Título da palestra: Por que a inserção da disciplina História da Arte nas Faculdades de Comunicação Social?

13.   Escreveu artigo publicado na Revista MANUSCRÍTICA (Revista de Crítica Genética), São Paulo/SP, Vol. 05, Julho de 1995. Ed. Annablume/SP. Associação de Pesquisadores do Manuscrito Literário. Título: A crítica genética sob o olhar do artista. Páginas: 85 a 92.

14.   Fotos-Registro de Marlene Fortuna, em flagrantes de interpretação teatral, no livro: IMAGENS DO TEATRO PAULISTA, com organização de Mariângela Muraro Alves de Lima, São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, Centro Cultural São Paulo/SP (Secretaria do Estado da Cultura), 1995, pelos espetáculos: Nelson Rodrigues o eterno retorno e Nelson Dois Rodrigues.Páginas: 117, 216 e 222.

15.   Escreveu artigo publicado na Revista CENTRO DE ESTUDOS DE CRÍTICA GENÉTICA - PUC/SP, Nº 01, Vol. 01, Novembro de 1995. Título: A poética da expressão oral no teatro – o ator um jogador. Versão para o inglês: Alasdair Burman, páginas: 195 e 196; versão para o francês: Patrick Houdin, páginas: 131 e 132 e texto em português, páginas: 67 e 68.

16.   Escreveu artigo publicado nos ANAIS DA 48ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC), realizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Vol. I: Conferências, Simpósios e Mesas-Redondas, 1996 e Vol. II: Comunicações 1996. Título: A poética da expressão oral no teatro – o ator um jogador, página 145 e 146.  Participação e apresentação de fotos e texto também, na Sessão de Posters em Comunicação e Artes desta reunião, realizada no período de 07 a 13 de Julho de 1996.

17.   Participou como ouvinte e com apresentação de paper do III CONGRESSO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEMIÓTICA E IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMIÓTICA: CAOS E ORDEM, UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA. Realizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. Mesa Temática (Comunicação e Artes), título do artigo: O ensaio teatral como testagem entre caos e ordem, no processo de criação do ator - espaço de possibilidades. Agosto e Setembro de 1996.

18.   Escreveu artigo publicado nos ANAIS DO IIIº CONGRESSO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO DE SEMIÓTICA, IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMIÓTICA: CAOS E ORDEM - UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA E I ENCONTRO DE SEMIÓTICA JURÍDICA, realizados no período de 31 de Agosto a 03 de Setembro de 1996 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Título: O ensaio teatral como testagem entre caos e ordem no processo de criação do ator. Páginas: 100 e 101.

19.   Participou como palestrante, além de artigo publicado nos ANAIS DO III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO. Título dos Anais: COMUNICAÇÃO E PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO -  RUMO AO ANO 2003, Ismar de Oliveira Soares e Liana Gottlieb (orgs.), Brasília/DF: Ministério de Educação e Cultura (MEC), 1996. Data do Simpósio: Outubro de 1996. Local: DEMEC/SP - Delegacia do Ministério da Educação e do Desporto, em São Paulo/SP. Entidades patrocinadoras: UCBC (União Cristã Brasileira de Comunicação Social), DEMEC/SP (Delegacia do Ministério da Educação e do Desporto em São Paulo), CCA-ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da USP) e Faculdades Integradas São Camilo. Título do artigo: O ensino da História da Arte em cursos de comunicação. A experiência na Faculdade Cásper Líbero/SP. Páginas onde se localiza este artigo nos Anais do Simpósio: 157 a 159.

20.   Gravou programa para a TV PUC/SP na condição de entrevistada chamado: UNIVERSIDADE ABERTA, Canal 21 da TV NET, em 12 de Maio de 1997. Assunto: A despedida da carreira teatral para o ingresso na Academia. Deixar o Centro de Pesquisa Teatral dirigido por Antunes Filho no qual atuou, por dez anos, como primeira atriz, para dedicar-se à atividade docente e continuar os estudos de Pós-Graduação na PUC/SP.

21.   Participou como ouvinte e palestrante, cujo artigo foi publicado nos ANAIS DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA: La Semiótica, intersección entre La naturaleza y La cultura, através da Associação Internacional de Estudos Semióticos - IASS/AIS. Na cidade de Guadalarrara – México, de 13 a 18 de Julho de 1997. Título: O mito de Prometeu e as categorias do conhecimento - uma abordagem semiótica.

22.   Marlene Fortuna está na capa do livro, em flagrante de interpretação teatral: TEATRO BRASILEIRO - UM PANORAMA DO SÉC. XX, de Clóvis Levy - FUNARTE - Rio de Janeiro; Atração Produções Ilimitadas - São Paulo/SP, 1997. Além disso, há fotos suas, de alguns espetáculos dirigidos por Antunes Filho, no contexto do mesmo livro, páginas: 287, 299 e capa.

23.   Participou com exposição de paper e artigo publicado nos ANAIS da XX INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), realizada de 20 de Agosto de 1997 a 07 de Setembro de 1997 na cidade de Santos/SP. Tema do artigo apresentado: Arte - um meio de comunicação e educação no aprimoramento da personalidade. Grupo de Trabalho (G.T.): Comunicação e Educação. Coordenador: Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares (USP).

24.   Escreveu artigo publicado na REVISTA RASTROS DA CRIAÇÃO, DO CECG (Centro de Estudos de Crítica Genética) PUC/SP, coordenado pela Profª Drª Cecília Almeida Salles, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Editora CECG (Centro de Estudos de Crítica Genética) - PUC/SP, Nº 02, Vol. 02, 1997, São Paulo. No capítulo: “48ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)” realizada na PUC/SP, em Julho de 1996, o título do artigo é: A poética da expressão oral no teatro - o ator um jogador, páginas: 11 e 12. No capítulo: “III Congresso Internacional Latino-Americano de Semiótica”, realizado nos meses de Agosto e Setembro de 1996, na PUC/SP, o título de seu artigo é: O ensaio teatral como testagem entre caos e ordem no processo de criação do ator - espaço de possibilidades, páginas: 82, 83, 84 e 85.

25.   Participou na condição de palestrante do I CONGRESSO INTERNATIONAL COMMUNICATION AND EDUCATION - Multimídias e educação em um mundo globalizado, celebrando os 30 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promovido pelo World Copuncil for Media Education e pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (N.C.E./ECA-USP), em  uma  realização conjunta da ECA-USP, do Banco Itaú Cultural e do Serviço Social do Comércio de São Paulo, SESC/SP, organizado pelo Instituto de Tecnologia Avançada em Educação - ITAE, em São Paulo/SP - Brasil, de 20 a 23 de Maio de 1998. Apresentadora do Grupo Temático 18: “Comunicação, Artes e Educação”, com o tema: O ensino da arte nas Faculdades de Comunicação.

26.   Participou na condição de palestrante do XIII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, nos dias 09, 10, 11 e 12 de Junho de 1998, na UNICAMP/SP - Instituto de Estudos da Linguagem. Apresentou um artigo no Grupo de Trabalho (G.T.): “Resultados de Dissertações e Teses - Crítica Genética”, com o seguinte tema: Conflitos e harmonias entre diferentes processos de criação no teatro - autor versus ator versus diretor

27.   Há fotos de Marlene Fortuna na REVISTA BRAVO!, por relevantes espetáculos realizados, com o Grupo de Teatro Macunaíma, hoje C.P.T. (Centro de Pesquisa Teatral), com sede no SESC/Consolação (Serviço Social do Comércio), São Paulo/SP, Teatro Anchieta. Espetáculos dirigidos por Antunes Filho, também diretor do C.P.T., do qual Marlene era protagonista. REVISTA BRAVO!, Junho de 1998, Ano 01, Nº 09, páginas: 112 a 119.

28.   Participou na condição de palestrante do II CONGRESSO NACIONAL DE LINGÜÍSTICA E FILOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (Circuitos Fluminenses Lingüísticos), em 05 de Setembro de 1998, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras. Título da palestra: Conflitos e harmonias entre diferentes processos de criação no teatro - autor versus ator versus diretor.

29.   Participou na condição de ouvinte do II CONGRESSO INTERNACIONAL DE CRÍTICA GENÉTICA, de 9 a 12 de Setembro de 1998, em Paris (França), à École Normale Supérieure et à La Biblioteca National de France. Coordenateur: Pierre-Marc Biasi (CENTRE NATIONAL DE LA RECHERCHE SCIENTIFIQUE, INSTITUT DES TEXTES ET MANUSCRITS MODERNES - I.T.E.M. - 45, RUE D’ULM, 75230 PARIS CEDEX 05).

30.   Participou na condição de palestrante do VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES DO MANUSCRITO - FRONTEIRAS DA CRIAÇÃO, promovido pela Associação de Pesquisadores do Manuscrito Literário, juntamente com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, o Instituto de Estudos Avançados e o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo/SP, de 31 de Agosto a 3 de Setembro de 1999. Título da palestra: O manuscrito não pertence somente à arte literária, mas à criação teatral e às demais estéticas.

31.   Participou na condição de palestrante do SEMINÁRIO NACIONAL DA ABECOM (Associação Brasileira de Estudos da Comunicação). Tema do seminário: Desconstrução de valores na comunicação - comportamento e audiência no fim do século, nos dias 8, 9 e 10 de Setembro de 1999, na Academia Brasileira de Letras, Estado do Rio de Janeiro. Tema da palestra: A desconstrução dos valores da arte no final do século.

32.   Gravou programa para a TV PUC/SP na condição de entrevistada chamado: UNIVERSIDADE ABERTA, Canal 21 da TV NET, em 14 de Outubro de 1999. Assunto: O processo de criação da tese de doutorado da Profª Marlene Fortuna. “Dionisonoteatro. O ator dionisíaco no mito, no rito e na ribalta”.

33.   Participou do programa REFLETOR - PICASSO, pela Rede Net Multicanal 15, ou TV a Cabo - TV Unicsul ou Canal Universitário/SP, durante toda a semana 25 a 29 de Outubro de 1999. Depoimento sobre vários aspectos, pessoais e artísticos, do pintor prioritariamente cubista, Pablo Picasso, incluindo explicações sobre seu Processo de Criação.

34.   Marlene Fortuna tem fotos dos espetáculos participados, como protagonista, sob direção de Antunes Filho, no livro: O palco de Antunes Filho de Emídio Luisi, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, com apoio institucional da Prefeitura do Município de São Paulo/SP, lei: 10.923/90, 1999.

35.   Escreveu para a Revista LÍBERO (Revista Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Mercado) da Faculdade Cásper Líbero/SP:
      a)   Ed. Agil Ltda., São Paulo, Ano I, Nº 01, ISSN: 1517-3283, 1º SEM/1998. Título: O ensaio teatral como testagem entre caos e ordem no processo de criação do ator - espaço de possibilidades. (p. 30 a 33).
      b)   Ed. Agil Ltda., São Paulo, Ano I, Nº 02, ISSN: 1517-3283, 2º SEM/1998. Título: Arte - um meio de comunicação e educação no aprimoramento da personalidade (p. 50 a 57).
      c)   Ed. Arte por Arte Comunicações, São Paulo, Ano II, Nº 3/4, ISSN: 1517-3283, 1º SEM/1999. Título: O mito de Prometeu e as categorias do conhecimento (p. 52 a 57).
      d)  Ed. Ipsis, São Paulo, Ano III, Vol.03, Nº 05, ISSN: 1517-3283, 1º SEM/2000. Título: Arte figurativa e arte não-figurativa: duas maneiras paradigmáticas e distintas de comunicação (p. 28 a 33).

36.   Há matéria, no Jornal do Pontal, sobre as aulas de Marlene Fortuna, cujo tema foi: Princípios estéticos da publicidade e propaganda, ministradas na Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas da Cidade de Ituiutaba, no Estado de Minas Gerais. Parceria entre esta Escola e a Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero. Jornal do Pontal - um diário a serviço da região, 08 de Julho de 2000, Ituiutaba, Minas Gerais, Ano V, Edição 658. Diretor responsável: Eduardo Maia. Título da matéria: Pós-Graduação da Esccai recebe Marlene Fortuna. A arte da propaganda.

37.   Participou como ouvinte do XXII INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Realizado no período de 02 a 06 Setembro de 2000, na Universidade do Amazonas - Manaus. Presidente da INTERCOM na época: Profª. Drª. Cicília Peruzzo.

38.   Publicou o livro A performance da oralidade teatral, pela Editora Annablume, São Paulo/SP, 192p., ISBN: 85-7419-136-1. Data do lançamento: 26 de Setembro de 2000, na Livraria Cultura, Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073 - São Paulo - SP.

39.   Participou como palestrante da MESA-REDONDA sobre:Importância das manifestações críticas de e sobre obras literárias, na Fundação Instituto de Ensino para Osasco - FIEO/SP, em 29 de Setembro de 2000. Título da palestra: Crítica genética e processo de criação no teatro. O evento foi coordenado pelo curso de Pós-Graduação em Letras, desta Faculdade.

40.   Escreveu artigo publicado na Revista THÉSIS (Revista Acadêmica dos alunos de Pós-Graduação em Comunicação e Mercado - Lato & Stricto-Sensu), da Faculdade Cásper Líbero/SP. Ed. Altavista, São Paulo, Ano I, Nº 03, Setembro de 2000. Título do artigo: O fenômeno da imagem na arte não-figurativa  (p. 19 a 22).

41.   Participou do Iº SEMINÁRIO INTERNO DE PESQUISA do Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Mercado da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero/SP. Realizado nos dias 03 e 04 de Novembro de 2000, no Plaza Hotel em São Bernardo do Campo. Estavam presentes todos os professores de Pós-Graduação; o Sr. Coordenador deste curso: Prof. Dr. Mitsuru Yanaze; a Srª. Secretária Geral  do Curso  de  Pós-Graduação:  Srª.  Dolores Rodrigues  e  o  Sr. Diretor desta Faculdade: Prof. Dr. Erasmo de Freitas Nuzzi.

42.   Há nota publicada na Revista A IMPRENSA - Novembro de 2000, nº 520, Publicação Interna da Fundação Cásper Líbero/SP, sobre o lançamento de seu livro: A performance da oralidade teatral, Ed. Annablume/SP, lançado em 26 de Setembro de 2000, na Livraria Cultura localizada na Av. Paulista nº 2073, Conjunto Nacional. São Paulo/SP. Brasil. Página: 9.

43.   Participou como ouvinte do evento OS PARADIGMAS DA COMUNICAÇÃO, realizado na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero/SP, sob patrocínio do Curso de Pós-Graduação dessa mesma Faculdade - onde lecionava no período. Nos dias 10 e 11 de Novembro de 2000. Palestrantes: Prof. Dr. Armand Mattelart & Michèle Mattelart (ambos professores da Sourbone - Paris).

44.   Escreveu artigo publicado no ANUÁRIO DE JORNALISMO/2000, da Faculdade Cásper Líbero/SP, Ed. Ipsis, São Paulo, Ano II, Nº 02, 2º Semestre 2000, ISSN: 1519-2407. Preparado pela equipe da Coordenadoria de Jornalismo dessa Faculdade. Coordenador: Prof. Marco Antonio Araújo. Editor do Anuário: Prof. Carlos Roberto da Costa. Título do artigo: Televisão ou arte - fetiche de imagens, saturação do olhar ou vertigem dos sentidos. Páginas: 61 a 66.

45.   Divulgação do nome de Marlene Fortuna, com a respectiva fotografia na Revista VESTIBULAR 2001, da Faculdade Cásper Líbero/SP, como uma das melhores professoras do Corpo Docente, junto de outros professores destacados. Página 13.

46.   Fotos de Marlene Fortuna, em flagrantes de interpretação teatral, no livro A encenação da paisagem (Staging Landscapes) de Vytoren Krajiny, patrocinado pelo SESC - Serviço Social do Comércio/SP, nos espetáculos: Macunaíma de Mário de Andrade, dirigido por Antunes Filho e Nelson Dois Rodrigues de Nelson Rodrigues, dirigido por Antunes Filho. Páginas: 70 a 75. Lançado no ano de 2001.

47.   Encaminhamento de pesquisa realizada no Curso de Pós-Graduação em Comunicação e Mercado da Faculdade Cásper Líbero/SP, onde lecionava no período, publicado no Caderno de Pesquisadores: Corpo docente e pesquisa. Título da pesquisa: O mercado das artesvisuais no Brasil, p. 30 e 31. Linha de pesquisa: Dinâmica das mensagens e da recepção. Março de 2001.

48.    Há nota publicada na Revista A IMPRENSA - Junho de 2001, Nº 527, Publicação Interna da Fundação Cásper Líbero/SP, página 9, sobre a Exposição de Arte Expressionista (os maiores pintores expressionistas do mundo), que a professora realizou do dia 15 a 30 de Maio de 2001, em frente aos elevadores do 5º andar, na própria Faculdade. Os artistas apresentados foram: Auguste Rodin, Fernando Botero, Edward Munch, Egon Schiele, Tâmara de Lempicka, Ernesto Sábato, Arthur Bispo do Rosário, Oscar Kokoscka, James Ensor, Ivan Albright, H. R. Giger, Jean D’Aire, Ernest Ludwig Kirchner, Karl Schmidt Rottluf e Gregório.

49.   Há matéria publicada, através de entrevista e foto de Marlene Fortuna no periódico da Biblioteca da Faculdade Cásper Líbero/SP, sobre a passagem do Teatro à Academia, sobre seus livros publicados e sobre sua atividade docente na Faculdade. Ano 01, Nº 02, Agosto de 2001. Publicação Trimestral da biblioteca Prof. José Geraldo Vieira. Título da matéria: A professora que é um espetáculo. Página: 4.

50.   Há matéria publicada no JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO - Caderno de Cultura de Domingo, pela crítica de arte: Marici Salomão, em 26 de Agosto de 2001, sobre o livro de Marlene Fortuna: A performance da oralidade teatral. Algumas palavras da crítica extraídas da resenha: MARLENE FORTUNA DESVENDA A ARTE DE REPRESENTAR. “A PERFORMANCE DA ORALIDADE TEATRAL” REÚNE QUATRO DÉCADAS DE EXPERIÊNCIA DA AUTORA. ELA AFIRMA QUE: “O GRANDE OBJETIVO DE UM ATOR, MAIS QUE PERSUADIR SUA PLATÉIA, É ENFEITIÇÁ-LA”. Página: D7.

51.   Participou na condição de Expositora e Congressista da XXIV INTERCOM 2001 (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), realizado no período de 2 a 7 de Setembro de 2001 na UNIDERP (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal em Campo Grande - MS). Título do artigo: A arte abstrata como uma forma peculiar de entendimento, conhecimento e cultura.

52.   Ministrou palestra na SECRETARIA DE CULTURA DA CIDADE DE ARARAQUARA/SP, sobre: O modernismo nas artes visuais - da figuração à abstração, em 07 de Outubro de 2001. Patrocinadores: Secretaria Municipal de Cultura da cidade de Araraquara/SP, Fundart e Núcleo Escola de Inglês, dentro do projeto: “Panorama By Núcleo”.

53.   Escreveu matéria publicada no JORNAL DE ARARAQUARA/SP, sobre a palestra ministrada pela própria Marlene Fortuna na SECRETARIA DE CULTURA DA CIDADE DE ARARAQUARA/SP. Tema: O modernismo nas artes visuais - da figuração à abstração, em 07/10/2001. Patrocinadores da palestra: Secretaria Municipal de Cultura da cidade de Araraquara/SP, Fundart e Núcleo Escola de Inglês, dentro do projeto: “Panorama By Núcleo”. Título da matéria: WORKSHOP SOBRE ARTE, Jornalista Cultural: Erika Sirino, página 11. Data do Jornal: 08 de Outubro de 2001.

54.   Deu entrevista para o CANAL UNIVERSITÁRIO/SP, Canal 15 da NET, Programa da TV UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul/SP. Título da matéria: A arte e o artista de rua. Gravado em 09 de Novembro de 2001, mas ficou no ar de 24 a 30 de Dezembro de 2001, nos seguintes horários: 12h, 16h30, 21h.

55.   Matéria dedicada à atividade artística, intelectual e acadêmica de Marlene Fortuna na REVISTA do VESTIBULAR - 2002, da Faculdade Cásper Líbero/SP. Título da matéria: Cásper Líbero -formando grandes talentos. Departamento de Cultura Geral (Prof. Cláudio Arantes - Coordenador). Profª. Drª. Marlene Fortuna: A arte de ensinar. Página 15.

56.   Publicou o livro A obra de arte além de sua aparência, pela Editora Annablume, São Paulo, 313p., ISBN: 85-7419-243-0. Data do lançamento: 29 de Abril de 2002 - 2ª feira, na Livraria Cultura, Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP.

57.   Re-lançamento dos livros de Marlene Fortuna A performance da oralidade teatrale A obra de arte além de sua aparência, Editora Annablume, São Paulo, 192p. e 313p.,  e  ISBN: 85-7419-136-1 e ISBN: 85-7419-243-0, respectivamente. Ambos lançados em São Paulo, nas datas: 26 de Setembro de 2000 e 29 de Abril de 2002, respectivamente, no Conjunto Nacional, Livraria Cultura, Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP. O re-lançamento foi em 21 de Julho de 2002, no FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO, da cidade de São José do Rio Preto/SP. O re-lançamento foi precedido de uma palestra explicativa, pela autora, sobre ambos os livros.

58.   Gravou programa para a televisão STARTE/SP, da Globo New’s, em 19 de Agosto de 2002, às 16 horas. O tema do programa foi: 90 anos de Nelson Rodrigues - nascimento e morte. Entrevista sobre o que representou para Marlene Fortuna interpretar Nelson Rodrigues, dirigida por Antunes Filho, que é um rodrigueano convicto, ao longo de tantos anos. O programa foi ao ar, nos seguintes dias e horários: 20 a 24 de Agosto de 2002, às 23, 23h30, 15h30, 17h30, respectivamente.

59.   Participou como congressista e palestrante da XXV INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), realizada no período de 01 a 05 de Setembro de 2002, na cidade de Salvador - Bahia - Universidade Federal de Salvador. Comunicações - Temas Livres. Sessão 04 - Linguagens. Tema do artigo apresentado: Kallíope - a musa grega da eloqüência incorporando-se à oralidade do ator teatral.

60.   Participou na condição de ouvinte do III SEMINÁRIO INTERPROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO: Epistemologia da Comunicação, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da (USP/ECA) Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes e pela COMPÓS (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), realizado nos dias 07 e 08 de Novembro de 2002. Profª Drª Vera França - Presidente da COMPÓS e  Profª  Drª  Maria  Immacolata  Vassallo  de  Lopes - Presidente da Comissão de Pós-Graduação USP/ECA e coordenadora do Seminário.

61.   Participou na condição dedebatedora do I SEMINÁRIO INTERPROGRAMAS DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO, nos dias 29 e 30 de Novembro de 2002, promovido pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo/SP.

62.   Participou na condição de ouvinte do I SIMPÓSIO COMEMORATIVO DOS VINTE E CINCO ANOS DE FUNDAÇÃO DA INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), em 12 de Dezembro de 2002, na Sala do Conselho Universitário, Reitoria da Universidade de São Paulo (USP).

63.   Escreveu resenhas publicadas na Revista LÍBERO (Revista Acadêmica de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero/SP), Ed. Eskenazi, São Paulo, Ano VI, Vol. 06, Nº 11, ISSN: 1517-3283, p. 127 a 130, Maio de 2003. Títulos dos livros resenhados: Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido, Pierre Cabanne, São Paulo: Perspectiva S. A., Debates, Arte, 1999, 2ª ed. e Lendo imagens: uma história de amor e ódio, Alberto Manguel, São Paulo: Companhia das Letras, 2001, trad. Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg e Claudia Strauch.

64.   Escreveu artigo e fez resenha publicados na Revista LÍBERO (Revista Acadêmica de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero/SP), Ed. Eskenazi, São Paulo, Ano V, Vol. 05, Nº 9/10, Setembro de 2003, ISSN: 1517-3283. Título do artigo: Conflitos e harmonias entre as três instâncias poéticas do teatro - autor, ator e diretor (p.70 a 75). Resenha do livro de Eric Landowski: Presenças do Outro - ensaios de Sóciossemiótica, Ed. Perspectiva - Coleção Estudos, São Paulo, 2002, (p. 117 a 119).

65.   Participou na condição de ouvinte do I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS MEDIÁTICOS BAHIA/QUEBEC, realizado na Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, de 27 a 30 de Outubro de 2003.

66.   Participou na condição de debatedora do II SEMINÁRIO INTERPROGRAMAS DE MESTRADO, nos dias 13 e 14 de Novembro de 2003, promovido pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo/SP.

67.   Participou na condição de entrevistada da gravação do Programa PANORAMA SÃO PAULO, no dia 19 de Maio de 2004, sobre o tema: A expressão corpóreo-vocal-emocional da comunicação. O PANORAMA SÃO PAULO, é um programa elaborado pelos alunos do Curso de Jornalismo e Publicidade da UNICID/SP (Universidade da Cidade de São Paulo) e vai ao ar, aos sábados das 19h às 20h, pela Rádio Trianon AM 740 KHZ. UNICID: Rua Cesário Galeno, 432. Tatuapé - São Paulo/SP.

68.   Participou na qualidade de Congressista (ouvinte) do XIII ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação). Realizado na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo/SP, nos dias: 22 a 25 de Junho de 2004. Presidente da COMPÓS na época: Prof. Dr. André Lemos. Coordenador: Prof. Dr. Sebastião Carlos de Moraes Squirra. Temática deste Congresso: A sociedade do ciberespaço.

69.   Escreveu artigo publicado na Revista ARTE E CULTURA DA AMÉRICA LATINA, Ed. Terceira Imagem, São Paulo, Vol. XII, Nº 01, 1º Semestre 2004, ISSN: 0103-8508. Revista da Sociedade Científica de Estudos da Arte (CESA/SP), na qual Marlene Fortuna é nucleada. A CESA está sediada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Título do artigo: Arte - um meio de comunicação e educação no aprimoramento da personalidade (p. 91 a 110).

70.   Participou, com exposição de trabalho, sob apresentação do Prof. Dr. Bernardo Issler, do XXVII CONGRESSO DA INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), cuja temática foi: Comunicação, acontecimento, memória. Realizado no período de 31 de Agosto a 03 de Setembro de 2004, em Porto Alegre/RS, na PUC/RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Participou da Sessão de Temas Livres - Tema 01 - Mesa 1.2: Imagem e Memória, com o texto: Televisão ou arte: fetiche de imagens, saturação do olhar ou vertigem dos sentidos. Presidente Geral da INTERCOM na época: Profª Drª Sonia Virgínia Moreira. Presidente Local da INTERCOM: Profª Drª Cleusa Maria Andrade Scroferneker.

71.   Colaborou na organização e participou, como ouvinte, da palestra Corpo-Mídia, ministrada pela Profª Drª Tânia Hoff e Prof. Francisco C. Camargo, dia 19 de Outubro de 2004. Realização: NEPI (Núcleo de Estudo e Pesquisa da Imagem) do qual é fundadora, coordenadora e pesquisadora. Pós-Graduação (Mestrado). Faculdade Cásper Líbero/SP.

72.   Participou como debatedora do III SEMINÁRIO INTERPROGRAMAS DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO, nos dias 04 e 05 de Novembro de 2004, promovido pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo/SP. Títulos dos textos relatados: Silêncio e comunicação: o potencial revolucionário da arte segundo Marcuse e A cibercultura e a cultura da imagem - a utilização da Internet como mensagem publicitária.

73.   Participou na condição de palestrante do SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DO JORNALISMO CULTURAL, no dia 01 de Dezembro de 2004, patrocinado pela Bienal Internacional de São Paulo, pela ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes) e pela ABECOM (Associação Brasileira de Estudos da Comunicação), no auditório da Fundação Bienal, São Paulo/SP. Título da palestra proferida por Marlene Fortuna: Escritos e Cultura – dos gregos à contemporaneidade.

74.   Escreveu resenha publicada na Revista LÍBERO (Revista Acadêmica de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero/SP), Ed. Eskenazi, São Paulo, Ano VI, Nº 12, ISSN: 1517-3283, 2º Semestre 2004, p. 106 a 108, do livro: Corpo e comunicação - sintoma da cultura, de Lúcia Santaella, São Paulo: Paulus, 2004, ISBN: 8534921-938.

75.   Fotos de Marlene Fortuna na contracapa do livro Brasil: palcoe paixão. Um século de teatro. Aprazível Edições, Rio de Janeiro, 2004/2005, Editor: Leonel Kaz, Patrocínio: BRADESCO (Seguros e Previdência) e MINISTÉRIO DA CULTURA. Textos: Leonel Kaz, Bárbara Heliodora, Tania Brandão, Sábato Magaldi e Flávio Marinho.

76.   Publicou o livro Dioniso e a comunicação na Hélade - o mito, o rito e a ribalta, São Paulo: Annablume, 2005, 298 p., ISBN: 85-7419-495-6. Data do lançamento: 25 de Maio de 2005, 4ª feira, na Livraria do Espaço Unibanco de Cinema, Rua Augusta, 1475 - Cerqueira César, São Paulo/SP. Fone: 3141.2610.

77.   Participou na condição de ouvinte e atriz da SEMANA INTERNACIONAL DA PÓS-MODERNIDADE, realizada no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo/SP, nos dias 17, 18 e 19 de Outubro de 2005, com os seguintes palestrantes: Michel Maffesoli, Jean Baudrillard, Gianni Vattimo, Muniz Sodré, Werner Gephardt, Sergio Paulo Rouanet, Renato Janine Ribeiro e Eduardo Portela. O evento foi aberto com o Manifesto da Pós-Modernidade, escrito por Michel Maffesoli, lido por Marlene Fortuna e o coro do espetáculo As Troianas de Eurípedes, dirigido por Moisés Miastkwosky - Grupo de Teatro Arte in Cena, do Clube Paineiras do Morumbí.

78.   Gravou e apresentou matéria, in loco, após pesquisa, sobre A ARTE NOS CEMITÉRIOS, para o Programa Todo Seu, comandado por Ronnie Von, TV Gazeta - Canal 11 ou NET - Canal 21, São Paulo/SP, em comemoração ao dia de Halloween e ao dia de Finados. A matéria foi ao ar no dia 31 de Outubro de 2005.

79.   Participou na condição de organizadora do IV SEMINÁRIO INTERPROGRAMAS DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO, no dia 11 de Novembro de 2005, promovido pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo/SP.

80.   Gravou para o Programa EDIÇÃO EXTRA, matéria pesquisada e apresentada sobre: Chargistas e cartunistas - função social, procedimentos e críticas. Foi ao ar no dia 05 de Março de 2006, no horário das 24h30, TV Gazeta - Canal 11 ou NET - Canal 21, São Paulo/SP.

81.   Participou na condição de ouvinte da XXVIII CONGRESSO DA INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), das mesas-redondas: Rede Globo - 40 anos de poder e hegemonia e Televisão - entretenimento ou manipulação? Realizadas no Auditório A, da 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, no dia 17 de Março de 2006. Patrocínio: Editora Paulus - São Paulo. Os palestrantes foram os seguintes: Prof. Dr. Valério Cruz Britto, Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS e Presidente do Capítulo: Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Brasil) e Prof. Dr. Sérgio Mattos, Doutor em Comunicação pela Universidade do Texas, Estados Unidos. Jornalista, escritor e compositor. Atualmente é diretor do Campus I das Faculdades Integradas Ipitanga, mantidas pela UNIBAHIA - Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de Coordenador dos Cursos de Jornalismo e Relações Públicas. Foi vencedor do Prêmio de Comunicação Luiz Beltrão, na categoria de Maturidade Acadêmica em 2000, e nos últimos anos vem realizando pesquisas sobre o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa no país desde a década de 70.

82.   Participou com apresentação de trabalho do ENDECOM (Fórum Nacional em Defesa da Qualidade do Ensino de Comunicação), realizado de 11 a 13 de Maio de 2006, na Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes (USP/ECA). O Fórum é uma das atividades da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), tendo sido patrocinado pela própria INTERCOM juntamente com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade São Paulo (USP). Título do paper apresentado no ENDECOM: O estudo da arte nos cursos de Pós-Graduação das Faculdades de Comunicação - contribuições e interdisciplinaridade.

83.   Foi entrevistada por Gina Monge Aguilar, em 08/08/2006, com o objetivo de fornecer material de pesquisa para a Dissertação de Mestrado da referida entrevistadora, que é do Programa de Pós-Graduação em Comunicações e Artes (ECA/USP). Área: Artes Cênicas. Tema: A voz do ator.A mestranda é bolsista do CNPq/PECPG (Programa para Estudantes de Convênio para Pós-Graduação). Orientador: Prof. Dr. José Batista Dal Farra. Rua Cipotanea, 311, CEP 05360-160, Vila Butantã. São Paulo/SP. E-mail: ginamonge@yahoo.com.

84.   Escreveu resenha sobre o livro Imagem e conhecimento, organizado por Annateresa Fabris e Maria Lúcia Bastos Kern, São Paulo: Edusp, 2006. Publicada na REVISTA COMMUNICARE (Revista do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero/SP), Vol. VI, Nº 01, 1º Semestre 2006, ISSN: 1676-3475. Título da resenha: “A iconografia e seus significados” (p. 133 a 135).

85.   Participou na condição de congressista e com apresentação de trabalho do XXIX CONGRESSO DA INTERCOM 2006 (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). O título deste Congresso foi: “Estado e Comunicação”, ocorrido em Brasília, na Universidade de Brasília - UnB, no período de 04 a 09 de Setembro de 2006. Título do trabalho apresentado: Arte abstrata - uma comunicação peculiar. Os audiovisuais a serviço do Abstracionismo, no Núcleo de Pesquisa: Comunicação Audiovisual. Coordenador do Núcleo: Prof. Dr. Alexandre Figueirôa da Universidade Federal de Pernambuco.

86.   Escreveu resenha publicada na Revista LÍBERO (Revista Acadêmica de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero/SP), Ano VIII, Nº 15/16, 2006, ISSN 1517-3283, p. 105, do livro: Livros e televisão - correlações,de Sandra Reimão, Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004, 147 páginas. Título da resenha: “Ficção, do livro para a tela da TV”.

87.   Integra o CONSELHO DE ASSESSORES CIENTÍFICOS DO MACKPESQUISA, do Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo/SP, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Pedro Ronzelli Júnior. Objetivo: atender às necessidades de avaliação dos projetos de pesquisa patrocinados pelo Fundo Mackenzie de Pesquisa. A partir de Janeiro de 2006.

88.   Participou na condição de entrevistada - matéria interna -oferecendo teorizações, depoimentos e exemplos de obras no vídeo, do Programa Todo Seu, comandado por Ronnie Von, TV Gazeta, Canal 11 e Canal 21 da NET, São Paulo/SP. A pauta foi a seguinte: “Roubos, fraudes, crimes e falsificações de obras de arte no Brasil e no mundo. Valores e desvalores de obras de arte. O mercado de arte hoje. Técnicas sofisticadas, contemporâneas, de restauro”. Data: 01 de Fevereiro de 2007.

89.   Foto e texto sobre a vida acadêmica e artística de Marlene Fortuna na REVISTA IMPRENSA - Publicação Interna da Faculdade Cásper Líbero/SP - Março de 2007, Nº 587, seção Perfis, pág. 3. Título da matéria: Uma professora afortunada, por Felipe Lessa.

90.   Participou na condição de debatedora e mediadora dos diálogos do espetáculo teatral O Cavalo na Montanha, de José Antonio de Souza; direção: Paulo Goulart Filho; atores: Paulo Goulart Filho e Vanessa Portugal. A peça foi apresentada nos dias 14 e 15 de Maio de 2007, no Teatro da Faculdade Cásper Líbero - Fundação Cásper Líbero - Av. Paulista, 900. Bela Vista, São Paulo/SP. O espetáculo fez parte de uma série de eventos, realizados em homenagem aos 60 (sessenta) anos da citada Fundação e integra o Projeto: TEATRO NAS UNIVERSIDADES, iniciativa de Nicette Bruno, Paulo Goulart e Guilherme Afif Domingues, com patrocínio do BANCO SANTANDER BANESPA, da COMPANHIA BRASILEIRA DE ALUMÍNIO, da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO, da IMPRENSA OFICIAL e da REDE GLOBO DE TELEVISÃO.

91.   Participou na condição de palestrante do II SEMINÁRIO: COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE DO ESPETÁCULO, realizado pela Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero/SP, nos dias 05 e 06 de Outubro de 2007, nas dependências da respectiva Faculdade. Patrocínio: Faculdade Cásper Líbero/SP, na pessoa de sua Diretora: Profª Drª Teresa Cristina Vitali. Título da palestra proferida por Marlene Fortuna: O ser sagrado e o estar sagrado na sociedade contemporânea.

92.   Integra o NÚCLEO DE PARECERISTAS DA EDITORA UNESP (Universidade do Estado de São Paulo), na condição de Assessora Técnico-Científica, a convite da Profª Dida Bessana (Editora-Assistente da UNESP), a partir de Novembro de 2007. Dentre os livros avaliados está um bastante significativo: Ensino e aprendizagem da arte na Escola de Samba, escrito por Rosana Antunes, do Programa de Fomento à Produção de Docentes e Pós-Graduados da UNESP.

93.   Participou na condição de entrevistada e depoente do documentário “Vinte e cinco anos do C.P.T. (Centro de Pesquisa Teatral), Teatro Anchieta, São Paulo/SP, dirigido por Antunes Filho”. Atividade desenvolvida como trabalho final do Projeto Integrado, referente a seguinte disciplina do Curso de Cinema Digital da Universidade Metodista de São Paulo: Produção em Cinema/Vídeo e Cine/Vídeo Documentário. Em 07 de Novembro de 2007.

94.   Participou na condição de entrevistada e depoente do documentário “O teatro segundo Antunes Filho”. DVD realizado pela TV Cultura, Canal 2 ou Canal 16 da NET, São Paulo/SP e para seu respectivo Acervo. Temáticas abordadas e sobre as quais se manifestou: Desafios de um Teatro Duro; Mestres e Discípulos; As origens de um artista; A década das transgressões; A poética do mal; O método. Atividade de mídia televisiva concluída em Dezembro de 2007.

95.   Há nota publicada na Revista A IMPRENSA - Dezembro de 2007, Nº 596, Publicação Interna da Fundação Cásper Líbero - São Paulo/SP, sobre o afastamento, temporário, da Professora Marlene Fortuna, por conta da Bolsa de Pós-Doutorado que recebeu da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), testemunhando assim, seu empenho integral à pesquisa, cujo título é: KALLÍOPE: a musa grega da palavra metamorfoseada. Da escritura do dramaturgo à performance viva do ator em cena. Diálogos Entrementes. Número do Processo de Outorga da Bolsa de Pós-Doutorado à Marlene Fortuna, pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo): 2007/00492-0. 96.   É cadastrada na condição de pesquisadora e escritora de artigos publicados, intercaladamente, na Revista NAU - Publicação Eletrônica do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Audiovisual da INTERCOM, por aceitação do Coordenador do Núcleo: Prof. Dr. Alexandre Figueirôa, a partir do ano de 2008.

97.   Deu entrevista, esclarecimentos culturais e críticas abalizadas sobre a Exposição de Arte TOKYOGAQUI, para o Programa “Mulheres”, que vai ao ar, diariamente, das 14h às 18h, pela TV Gazeta, Canal 11 ou Canal 21 da NET, São Paulo/SP, apresentado por Kátia Fonseca. A participação da pesquisadora no Programa “Mulheres” foi ao ar no dia 15/04/2008. A Exposição visitada localizava-se no Prédio SESC/PAULISTA, Av. Paulista, 119, CEP 01311-903, Cerqueira César, São Paulo/SP. E-mail: @avenidapaulista.sescsp.org.br e www.sescsp.org.br.  Período da Exposição para o público: de 15 de Março a 04 de Maio de 2008. De terças-feiras a sábados das 13h às 22h. Fechado às segundas-feiras. TOKYOGAQUI exibia artes plásticas, fotos, performances, vídeos, jogos interativos, sobre a mescla entre a Cultura Oriental Japonesa e a Cultura Ocidental Brasileira. Ela era dividida em dois andares: 5º e 9º. A Cultura Ocidental, é chamada Cultura do Lugar e a Cultura Japonesa, é chamada Cultura do Caminho. No 5º andar tem-se, nitidamente, uma exposição que configura a Cultura do Lugar e no 9º andar tem-se, literalmente, uma exposição que revela a Cultura do Caminho. 5º andar: identificação com a “sociedade contemporânea do espetáculo e do entretenimento”; tudo misturado e é presentidade pura; evanescência; jogos eletrônicos com figurinhas japonesas e brasileiras, vitrines lotadas com os heroizinhos dos desenhos animados importados do Japão; enfim, uma surpreendente Tradição Pop, advinda desta soma de etnias opostas. Um desmonte do excesso. A cópia Gaki de um Japão real e de outro imaginado. Um Japão construído pelos imigrantes, seus descendentes, brasileiros, nisseis, sanseis, curiosos e apaixonados por este lugar distante, por este outro lado do mundo. TOKYOGAQUI é um espaço de contradição, do “exagero aqui”, do kitsch (geminação entre o oriental já descaracterizado de sua essencialidade e o ocidental miscigenado por excelência). Este 5º andar quer provocar o espectador para um diferente padrão de reflexão. É um exercício poético de pensamento sobre o Japão, no cruzamento da pluralidade de referências, movimentos e fluxos culturais. Encena a comemoração do centenário da imigração como travessia - de lugares imaginários, de histórias de vida, de tempos e memórias. TOKYOGAQUI é um convite ao prazer que a arte e os artistas nos dão ao nos permitir conhecer um universo a mais. 9º andar: já neste andar, lê-se, literalmente, o purismo ocidental. A Cultura Japonesa como a Cultura do Caminho. É travessia, nunca chegada... É o caminho do eterno devir... Uma sutil sensibilidade se re-impõe. Energia requintada. Padrão fino de pensamento e de percepção. Tanto assim, que este espaço foi consagrado, na exposição como um todo, ao artista que dedicou em seus cento e um anos de vida, a alma, a mente, a emoção sutilizada, a expressão simbiotizada da vida e da morte, ao estilo Butôh de dança japonesa: Kazuo Ohno. Andar inteiro como palco de travessias e diálogos. Uma espécie de estúdio do artista: retratos da família, fotos, vídeos, filmes, apresentando seus ensaios, seus treinos de possibilidades e impossibilidades corporais, suas apresentações nos maiores Festivais de Teatro do mundo, seus objetos pessoais, suas indumentárias - as de todos os personagens vividos -, performances, espetáculos e idéias do mestre. IMAGENS E DOCUMENTOS DE KAZUO OHNO: Kazuo Ohno dirigido por Daniel Schmid (1994); Admiring La Argentina (1977/1994); Long Interview with the Spanish subtitle (1993); My Mother (1995); Water Lilies (1994); Kachofugetsu (1996); Portrait of Mr.O (1969); Mandala of Mr.O (1971); Book of the Dead of Mr.O (1972); A Table (1980); Kazuo Ohno Dance Studio (2004); O Kind God! (2001); Hana Flower (2001).

98.   Participou na condição de Congressista e de Expositora com texto aprovado da XIII INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) REGIONAL SUDESTE 2008 (INOVCOM - GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL -CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO), sediado e promovido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Prédio Piauí, Rua Piauí, 143, Consolação, São Paulo/SP - Centro de Comunicações e Letras do Mackenzie. O Congresso foi realizado nos dias: 07 a 10 de Maio de 2008, tendo como título geral: Mídia, Ecologia e Sociedade, porém, o título do texto desta pesquisadora foi: “Arte, televisão e livros na Sociedade da Cultura Audiovisual -aspectos críticos”, apresentou-se, exatamente, no dia 08 de Maio de 2008, no Prédio Piauí supra citado, Sessão de Apresentação 02, 5º andar, sala 52, mediadoras: Profª Drª Gláucia Davino e Profª Drª Silmara Biazoto. Os certificados foram assinados por: Prof. Dr. José Marques de Melo (Presidente do INTERCOM), Prof. Dr. Adolpho Carlos F. Queiroz (Coordenador Nacional dos INTERCOM(s) Regionais), Profª Drª Esmeralda Rizzo (Diretora do Centro de Comunicação e Letras do Mackenzie) e Prof. Dr. José Carlos Marques (Coordenador do INTERCOM Regional Sudeste 2008).

99.   Participou na condição de jurada do IV FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DA CIDADE DE LIMEIRA/SP, realizado nos dias: 22 a 31 de Agosto de 2008. Patrocínios: Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo; Prefeitura Municipal da cidade de Limeira/SP; Unidade de Formação Cultural da mesma cidade; ASSAOC (Associação das Oficinas Culturais do Brasil) e Oficina Cultural Regional Carlos Gomes. Responsáveis pelo evento e pelas respectivas assinaturas no certificado da docente: Adalberto Mansur (Secretário Municipal da Cultura da cidade de Limeira/SP) e Carlos Jerônimo Vieira (Diretor de Cultura da cidade de Limeira/SP). Foram apresentados espetáculos divididos em duas categorias: Teatro de Rua e Teatro Adulto. O Teatro Vitória, situado na Praça Toledo Barros, s/n, fones: (021) - 19 - 3451.2675 e (021) - 19 - 3451.6679 e as praças espalhadas na cidade de Limeira/SP, sediaram as apresentações. Os espetáculos foram os seguintes: RUA – Elas, Grupo Humanidhas Trupe, cidade de Jacareí/SP; Cus Cus Cirkus, The Pombazos Bros, cidade de Campinas/SP; Cobrindo a megera, de olho na fera, Cia. Paulista de Artes, cidade de Jundiaí/SP; Belelê Balaio, Grupo Teatral de Quatro no Ato, cidade do Rio de Janeiro/RJ e Cidade das Donzelas, Troupp Pas D’argent, cidade do Rio de Janeiro/RJ. TEATRO ADULTO - La careta que cae, Grupo Milongas, cidade do Rio de Janeiro/RJ; As Patacoadas de Cornélio Pires, Grupo Andaime, cidade de Piracicaba/SP; Outros 500, Grupo Levitar, cidade de Limeira/SP; Travessia, Grupo de Teatro Tristan, cidade de Jacareí/SP; Auto da Terra, Grupo de Teatro da Terra, cidade de São José dos Campos/SP; Wilde Censurado, Cia. Teatral Vernáculo, cidade de Salto/SP; Amargasalmas, Os Ciclomáticos, cidade do Rio de Janeiro/RJ e Anjo Negro, Cia. Retalhos de Teatro, cidade de Santa Maria/RS.
100.   Escreveu artigo publicado na Revista Eletrônica NAU (Revista Eletrônica do Núcleo de Pesquisa de Comunicação Audiovisual da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Título do artigo: Arte, Televisão e Livros na Sociedade da Cultura Audiovisual - aspectos críticos. São Paulo, Vol. 01, Nº 02, p. 114-130, Agosto/Dezembro 2008, Publicação Semestral, ISSN 1983-6376. O trabalho contém: resumo e palavras-chave em 03 (três) idiomas - português, inglês e espanhol; mini-currículo da autora; instituição a qual pertence; texto na íntegra e bibliografia. Para localizar na Internet, há várias entradas:
        http://www.revcom.portcom.intercom.org.br/index.php/NAU;
        http://www.intercom.org.br;
        http://www.portcom.intercom.org.br; http://www.revcom.portcom.intercom.org.br;
E-mails:
        intercom@edu.usp.br;
        portcom@intercom.org.br (Rede de Informação em Ciências da Comunicação dos Países de Língua Portuguesa);
        revcom@intercom.org.br (Revistas Eletrônicas de Ciências da  Comunicação).

101.   Prefaciou o Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos do 4ª ano, do Curso de Relações Públicas (Graduação), da Faculdade Cásper Líbero/SP, cujo tema foi: Museologia e Cultura de Preservação. O Museu de Arte de São Paulo (MASP). Participantes: Francis Forbes e Juliana Lopes Andrada. Data: 20 de Outubro de 2008. Trabalho que está sendo investigado para publicação, com patrocínio do próprio objeto da pesquisa: MASP. E-mail do idealizador do projeto, Francis Forbes: fef2712@hotmail.com.

102.   Fotos de Marlene Fortuna, dos espetáculos realizados quando foi primeira atriz do Centro de Pesquisa Teatral (C.P.T.), Grupo de Teatro Macunaíma, dirigido por Antunes Filho, no álbum resultado de um workshop ministrado por Emidio Luisi denominado: WORKSHOP FOTOGRAFIA DE PALCO. Patrocinado pela Caixa Cultural São Paulo, Governo Federal, Praça da Sé, 111 - São Paulo/SP, CEP 010001-001, Site: www.caixa.gov.br/caixacultural. Data: 30 de Setembro a 05 de Outubro de 2008.

103.   Escreveu artigo que foi publicado na Revista ÂNGULO - Filosofia e Comunicação, Vale do Paraíba. Periódico Trimestral da Faculdade FATEA (Faculdades Integradas Teresa D’Ávila) e do Centro Cultural Teresa D’Ávila da cidade de Lorena/SP. Número: 114; Julho, Agosto e Setembro de 2008; ISSN Nº 0101-191X; Diretora Responsável/Editoração: Olga de Sá. Endereço desta Faculdade e do respectivo Centro Cultural Teresa D’Ávila: Av. Dr. Peixoto de Castro, 539 - Vila Celeste, CEP 12.606-580, Lorena/SP. E-mail: olgasa@fatea.br. Título do artigo de Marlene Fortuna: Reflexões críticas sobre as mídias - pensamento ou encantamento nas mídias: televisiva e digital, páginas 23 a 28.

104.   Participou na condição de jurada do I FESTIVAL DE TEATRO DE ATIBAIA/SP (FESTIBAIA) dentro do IV FESTIVAL ATIBAIA DE CULTURA. (FAC), realizado do dia 14/03/2009 à 22/03/2009,  na própria cidade de Atibaia/SP. O Festival reuniu 90 grupos de todo país, sendo que 12 foram selecionados para participarem da Mostra Competitiva, e as premiações foram nas seguintes categorias: melhor direção; ator; atriz; ator coadjuvante; atriz coadjuvante; iluminação; cenografia; figurino; maquiagem; trilha sonora; dramaturgia/adaptação de texto; pesquisa; prêmio especial do júri; melhor espetáculo pelo júri popular; melhor espetáculo infanto-juvenil; melhor espetáculo de rua e melhor espetáculo adulto. O local de apresentação foi o Teatro do Centro de Convenções Vitor Brecheret (Fones: 021.11.4412-7776 e 021.11.8894-2857). Patrocínios: Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC), Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura da cidade de Atibaia/SP. Coordenador do Festival: maestro Rogério Brito de Atibaia/SP. Assessor: Sr. Rafael Carvalho de Atibaia/SP. Espetáculos concorrentes: Cadê Kika? (São José dos Campos/SP); Ai, amor (Ribeirão Preto/SP); As noivas de Nelson (Jundiaí/SP); E nós que nem sabemos (Ouro Preto/MG); Garatuja: Barba Azul e Outras Histórias (Belo Horizonte/MG); K (Santo André/SP);  Números (Campinas/SP); O essencial é invisível aos olhos (Sorocaba/SP); O menino sem imaginação (São Paulo/SP); O pavão misterioso (São José do Rio Preto/SP); Os meninos do Brasil (São Paulo/SP) e Travessia (Jacareí/SP).

105.   Participou, na qualidade de palestrante, da II JORNADA LITERATURA & OUTROS SABERES, promovida pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Local do evento: Teatro TUCA (auditório superior), geminado à sede da PUC/SP, Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo/SP. Data: 04/04/2009. Título da palestra: Literatura e Teatro. Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária: Profª Drª Maria Aparecida Junqueira. Organizadora da II Jornada Literatura & Outros Saberes: Profª Drª Olga de Sá. Demais palestrantes: Literatura e Educação - Prof. Dr. Emerson de Pietri; Literatura e Tradução - Profª Drª Alzira Leite Vieira Allegro e Literatura e Artes Plásticas - Profª Drª Anamélia Bueno Buoro.

106.   Participou na condição de palestrante do II CONGRESSO INTEGRADO DO CONHECIMENTO (FATEA - Faculdades Integradas Teresa D'Ávila), na cidade de Lorena/SP. Tema do Congresso deste ano: "Valores, Sociedade e Mudança". Data: de 23 a 26 de Setembro de 2009. Marlene Fortuna apresentou-se no dia 25 de Setembro de 2009, no horário das 19h às 20h30. Título do paper exposto pela pesquisadora: Sociedade, Cultura e Educação - metamorfoses através da arte. O Congresso foi dividido em três áreas -  Bio Saúde: Enfermagem, Biologia e Fonoaudiologia. Tecnologia: Desenho Industrial, Administração, Biblioteconomia, Rádio e TV, Jornalismo, Propaganda e Publicidade e Educação: Letras, Pedagogia, Arte e Computação. A apresentação de Marlene Fortuna inseriu-se na categoria Educação. Reunir especialistas, docentes, estudantes de Graduação e de Pós-Graduação; fomentar o surgimento de estratégias inovadoras; promover a discussão e a reflexão acerca do tema principal; facilitar a socialização de tecnologias, conhecimentos, livros e novidades, são os principais objetivos deste Congresso.
107.   Concedeu entrevista para reportagem de capa e matéria de miolo, denominada: Saia da Caixa!, Revista Viração, Ano 07, Nº 53, Jun/Jul 2009, p. 22 a 25, (www.revistaviracao.org.br). Repórteres Gabriel Vituri e Nayara Carvalho. Entrevista concedida em 01/06/2009. A proposta desta Edição foi mostrar "quem faz a diferença", ou seja, capturar personalidades de diversas áreas que "saíram da caixa". Tiveram a coragem de revirar suas vidas, uma ou tantas vezes quantas necessárias, deixando seus cotidianos banais, convencionais e insignificantes, ousando realizar atividades interessantes, ou completamente diferentes de si mesmos ou do que faziam, e ainda, através delas, demonstrar que fizeram História e contribuíram, efetivamente, para significativas metamorfoses sociais. Além de revelarem um olhar exótico e criativo sobre o mundo. Marlene Fortuna foi a pessoa escolhida, com este perfil, para a próxima Edição - número 53. Diretor da Revista Viração: Paulo Pereira de Lima, MTB 27.300.

108.   Monitorou, com teorizações sobre Arte Contemporânea, compreendendo a Digital e a Eletrônica, um grupo de estudiosos e pesquisadores que visitaram o 10º FILE NURBS PROTO 4 KT, 10º Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (Electronic Language International Festival), exposto no período de 28/07/2009 a 29/09/2009, no prédio da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo)  e  SESI (Serviço Social da Indústria), da Av. Paulista, 1313, São Paulo/SP.  Patrocínios: Imprensa Oficial, Ministério de Cultura da Espanha, FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Göethe, Soluções Audiovisuais Imagem Ltda., Fórum da Cultura Digital Brasileira, Centro Cultural Tijuana, Canada Council for the Arts, Universidade Anhembi-Morumbi, NOKIA, FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), SONY, Instituto de Cultura de Barcelona, CAPES, etc.

109.   Participou do Congresso UNIARTE 25 ANOS - EDUCAÇÃO E ARTE ENTRE CULTURAS: o local, o global, o erudito e o popular e do VI ENCONTRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO, proferindo a palestra: Artes Pós-Modernas e Contemporâneas na Era da Globalização, nas dependências da UNIGRAN (Centro Universitário da Grande Dourados), Faculdade de Educação e Curso de Artes Visuais, cidade de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, em 27 de Outubro de 2009. A convite da Coordenadora do Curso de Artes Visuais: Profª Maria Claudia Teixeira da Luz Ollé e do Coordenador do respectivo Congresso: Prof. Paulo Rigotti.

110.   Participou, na condição de palestrante e coordenadora de sua respectiva mesa, do XV CONGRESSO INTERCOM REGIONAL SUDESTE - Congresso de Ciências da Comunicação. Temática Geral do Congresso: Comunicação, Cultura e Juventude.  Realizado na Universidade Federal do estado do Espírito Santo, na cidade de Vitória, Cemuni V - Centro de Comunicações e Artes da UFES. Título da Divisão Temática coordenada pela professora e na qual apresentou paper aprovado, a priori, pela Equipe Organizadora: DT6 INTERFACES COMUNICACIONAIS. Tema de seu artigo: Intertextualidade para a Comunicação Eficiente - do texto dramatúrgico à performance do ator em cena. Data: de 13 a 15 de Maio de 2010. INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

111.   Participou, na condição de jurada da EXPOCOM (Exposição de Pesquisas Emergentes em Comunicação), dentro do XV CONGRESSO REGIONAL SUDESTE - INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Temática Geral do Congresso: Comunicação, Cultura e Juventude. Realizado na Universidade Federal do estado do Espírito Santo, na cidade de Vitória, Prédio Bob Esponja, nas cercanias do Centro de Comunicações e Artes da EFES. Nesta mesa, foram apresentados e julgados 16 trabalhos advindos de alunos dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas) de todos os estados brasileiros. Temática deste grupo: Blogs, Websites e Portais. Data: 15 de Maio de 2010.

112.   Marlene Fortuna está no livro: Hierofanias - o teatro segundo Antunes Filho, de Sebastião Milaré, SESC/SP Edições, 2010, com fotos nos espetáculos que protagonizou enquanto pertenceu ao Centro de Pesquisa Teatral (C.P.T.), antigo Grupo de Teatro Macunaíma. Atualmente localizado no SESC/Consolação. Teatro Anchieta - Rua Dr. Vila Nova, 245. Bairro da Consolação, São Paulo/SP, dirigido por Antunes Filho. Páginas: 62, 71, 74 e 117. Livro com 397 páginas no total.

113.   Participou, na condição de congressista e com apresentação oral de texto aprovado pela Comissão Organizadora, do III COLÓQUIO DE SEMIÓTICA, denominado: Diálogos Intersemióticos, do dia 10 a 12 de Novembro de 2010 e produzido pelo SELEPROT: Grupo de Pesquisa Semiótica, Leitura e Produção de Textos, coordenado pela Profª Drª Darcília Marindir Pinto Simões, também Coordenadora Geral do Colóquio. Marlene Fortuna foi inserida no Painel Temático nº 02, denominado: “Semiótica, Comunicação, Cultura e Espetáculo”, dirigido pelo Prof. Dr. Aldo Luiz Bizzochi. Data da exposição do respectivo Painel: 12 de Novembro de 2010, sexta-feira, das 10h às 12h. Título do paper da respectiva pesquisadora: Semiótica, Comunicação e Intertextualidade - da palavra escrita do dramaturgo à palavra performatizada do ator em cena. Modalidade: Comunicação. Local: Instituto de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ, Campus Maracanã, Pavilhão João Lyra Filho - Bloco F - 1º andar, auditório 11. Demais pesquisadores deste Painel Temático, além de Marlene Fortuna: Profº Drº Aldo Luiz Bizzochi: O lugar da literatura no âmbito da Teoria da Semiótica da Cultura; Profª Drª Christina Bielinski Ramalho: A Circularidade Cultural das Imagens Míticas - uma leitura semiótica do mito e Prof. Mestre Emerson Ike Coan: O Discurso Publijornalístico - a interferência do discurso publicitário no discurso jornalístico no paradigma da sociossemiótica.

114.   Participou, na condição de expositora oral, com texto aprovado, do II SEMINÁRIO HISTÓRIAS DE ROTEIRISTAS - ARTE E COMUNICAÇÃO NA ERA DO ROTEIRO, na Mesa Temática: “Processo Criativo: adaptações e relações entre linguagens”, realizado pelo Grupo de Pesquisa Núcleo Audiovisual (registrado no diretório CNPq) e pelo Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 17 de Novembro de 2010, no Campus de Comunicação e Letras, localizado na Rua Piauí, 143, Bairro Higienópolis, São Paulo, SP. O Seminário contou com o apoio do Mackpesquisa e da Associação dos Roteiristas, Artemídia Videoclip, Autores de Cinema, Martinelli Films e Red Inav. Professores do Mackenzie responsáveis pelo referido Seminário: Profª Drª Glaucia Davino e Profª Ms. Fernanda Bellicieri. Título do paper apresentado por esta pesquisadora: Literatura Roteirizada para Teatro: dialogias - autor, ator, diretor e platéia. Autor - “palavra silente”. Ator - “ palavra insilente”.

115.   Ofereceu entrevista temática sobre Interpretação Teatral e Poéticas da Voz, com menção feita a seu nome, para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do pesquisador Bruno Cordeiro Cassoni, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Instituto de Artes Cênicas, em 18 de Novembro de 2010. Captação sonora: João Alves. Título do TCC de Bruno: “Técnica e Expressão Vocal - um diálogo”.

116.   Na condição de integrante do CONSELHO DE ASSESSORES CIENTÍFICOS DO MACKPESQUISA - Instituto Presbiteriano Mackenzie, São Paulo/SP, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Pedro Ronzelli Júnior, cujo objetivo é atender às necessidades de avaliação dos projetos patrocinados pelo Fundo Mackenzie de Pesquisa, a pesquisadora em pauta atua como parecerista e recebeu, em 19 de Novembro de 2010, a incumbência de ler, avaliar e emitir parecer científico sobre o Projeto de Pesquisa de nº 222.2/2010, submetido no Edital 2010 do MACKPESQUISA. Título: Histórias de Roteiristas, diferentes episódios. Fundo Mackenzie de Pesquisa, Site: www.mackenzie.br/mackpesquisa.

117.   Artigo de Marlene Fortuna publicado, na REVISTA KALLÍOPE, ISSN 1984-798-X das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila (FATEA), a mais importante do Vale do Paraíba, localizada na cidade de Lorena/SP. Editora Responsável e Diretora Geral das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila: Profª Drª Olga de Sá. Título do artigo: Teatro de Rua e Texto Literário (Kallíope, V. 05, nº 09, 2010, p. 37 a 58).

118.   Artigo desta pesquisadora publicado, na REVISTA ÂNGULO, ISSN 0101-191-X das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila (FATEA), a mais importante do Vale do Paraíba, localizada na cidade de Lorena/SP. Editora Responsável e Diretora Geral das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila: Profª Drª Olga de Sá. Título do artigo: Século XXI: a arte como fetiche na sociedade do Pós-Humano (Ângulo, nº 121/122, 2010, p. 91 a 98).

119.   Está CD do Livro de Atas: ISBN 978-85-628140-6-8, lançado em 08 de Outubro de 2011, referente à participação, com  apresentação oral, de artigo escrito por Marlene Fortuna, no II SEMINÁRIO HISTÓRIAS DE ROTEIRISTAS, título do Seminário: “Arte e Comunicação na Era dos Roteiristas”, realizado em 16 e 17 de Novembro de 2010. Mesa Temática: “Processo Criativo: adaptações e relações entre linguagens”, realizado pelo Grupo de Pesquisa Núcleo Audiovisual (registrado no diretório CNPq) e pelo Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Campus de Comunicação e Letras, localizado na Rua Piauí, 143, Bairro Higienópolis, São Paulo, SP. O Seminário contou com o apoio do Mackpesquisa e da Associação dos Roteiristas, Artemídia Videoclip, Autores de Cinema, Martinelli Films e Red Inav. Professores do Mackenzie responsáveis pelo referido Seminário: Profª Drª Glaucia Davino e Profª Ms. Fernanda Bellicieri. Título do paper apresentado por esta pesquisadora: Literatura Roteirizada para Teatro: dialogias - autor, ator, diretor e platéia. Autor - “palavra silente”. Ator - “ palavra insilente”.

120.   Palestra com texto aprovado e divulgado em ANAIS, título: Entre a Estética Vocal (ator) e a Estética Escritural (dramaturgo): Paul Zumthor e a Oralidade na Idade Média, no Grupo de Trabalho de número 08, História Oral e Corpo, do SEMINÁRIO INTERNACIONAL: NEHO 20 ANOS - HISTÓRIA ORAL, IDENTIDADE E COMPROMISSO, realizado pelo NEHO (Núcleo de Estudos em História Oral) e pelo LEI (Laboratório de Estudos sobre a Intolerância), no período de 10 a 12 de Novembro de 2011, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com duração de 25 horas. Diretor do NEHO: Prof. Dr. José Carlos Sebe Bom Meihy.

121.   Publicação do livro eletrônico em 08/11/2011, referente ao III COLÓQUIO DE SEMIÓTICA, realizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), de 10 a 12 de Novembro de 2010, produzido pelo SELEPROT (Grupo de Pesquisa Semiótica, Leitura e Produção de Texto). Título do livro eletrônico: “Diálogos Intersemióticos”. Organização: Profª Drª Darcília Simões, Editora Dialogarts/2011, Vol. I (II e outros) - UERJ. A Profª Drª Marlene Fortuna participou do referido Colóquio e tem seu texto de apresentação oral, publicado no livro eletrônico citado. ISBN - 978.85.86837.91-13 (Palestras e Conferências). Título: Semiótica, Comunicação e Intertextualidade - da palavra escrita do dramaturgo à performance viva do ator em cena. Link de acesso aos livros - http://www.dialogarts.uerj.br/php/tfcolecoes.php. Páginas 196 à 207.

122.   Participou, na condição de expositora oral, com texto aprovado, do III SEMINÁRIO HISTÓRIAS DE ROTEIRISTAS - MÚLTIPLAS TELAS, no Grupo de Trabalho “Criação: Processos Criativos”, realizado pelo Grupo de Pesquisa, Núcleo Audiovisual (registrado no diretório CNPq) e pelo Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 30 de Outubro de 2012, no Campus de Comunicação e Letras, localizado na Rua Piauí, 143, Bairro Higienópolis, São Paulo, SP. O Seminário contou com o apoio do Mackpesquisa. Professores do Mackenzie responsáveis pelo referido Seminário: Profª Drª Glaucia Davino e Profª Ms. Fernanda Bellicieri. Título do paper apresentado por esta pesquisadora: O Roteiro no Teatro de Criações Coletivas e na Personagem Palhaço”.

123.   Fez a crítica, publicada nos jornais de circulação interna do BRADESCO, do espetáculo: “O Casamento do Pequeno Burguês”, de Bertolt Brecht, direção Moisés Miastkwoski, em 13 de Dezembro de 2012, elenco da Rede Globo de Televisão, patrocínio BRADESCO. O espetáculo permaneceu em cartaz do mês de Agosto a Dezembro de 2012, no Teatro Augusta, em São Paulo, SP.

124.   Marlene Fortuna participou de gravação (áudio) de um Podcast do site PORTAL NET EDUCAÇÃO sobre a Semana de Arte Moderna no Brasil (1922), realizado por Marcelo Abud, em 05/02/2013. Para compartilhar basta acessar o endereço: http://neteducacao.com.br/laboratorio-multimidia/podcast/dossie-a-semana-de-arte-moderna.

125.   Atuou como Parecerista Ad Hoc do Caderno Seminal nº 19 (2013-1) e do Caderno Seminal Especial 2013. Trata-se de periódico semestral do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Qualis B2. Parecer emitido sobre o artigo: “Transposições da narrativa cervantina para o leitor contemporâneo”. Em 12/09/2013, firmado pela Profª Drª Procientista Darcília Marindir Pinto Simões, Matr. 31692-7.

126.   Tem artigo publicado na Revista Acadêmica ÂNGULO, das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, Centro Cultural Teresa D’Ávila, Cidade de Lorena/SP. Número 135, Outubro, Dezembro, 2013. Trimestral. ISSN: 0101-191-X. Direção Geral: Profª Drª Olga de Sá. Título da produção de Marlene Fortuna:  “O tempo na interpretação teatral e na sedimentação autoral”.

127.   Artigo publicado no livro: Contação de Histórias - Tradição, Poéticas e Interfaces. Organizadores: Prof. Dr. Fábio Henrique Nunes Medeiros e Profª Drª Taiza Mara Rauen Moraes. Edições SESC/SÃO PAULO, 2015, 544p., ISBN 978-85-69298-16-8. CDD 808.068543. Título do artigo de Marlene Fortuna: “A contação de histórias que parte de um texto escrito (não improvisado). Escritura e Oralidade”.

128.   Artigo publicado no livro: A pesquisa científica como linguagem e praxis.Organizadores: Profª Drª Darcilia Simões & Flavio García. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014, 133p., ISBN (digital): 978-85-8199-019-4 e ISBN (impresso): 978-85-8199-018-7. Título do artigo de Marlene Fortuna: “O cenário científico: contextualização da pesquisa”.

129.   Participou da Banca de Doutorado de Erico Gleria, entre outras (Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo/SP).
Título da Tese de Doutorado: Autonomia e deficiências no Ensino de Literatura:  uma comparação entre   as Escolas Brasileira e Portuguesa.
A Banca foi realizada nas dependências do Curso de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo/SP, no Campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Edifício João Calvino, Rua da Consolação, 896, sala 301, em 19 de Setembro de 2016. Banca: Profª Drª Maria Lucia Marcondes Carvalho orientadora (MACKENZIE); Prof. Dr. Alexandre Huady Torres Guimarães argüidor  (MACKENZIE); Profª Drª Marlise Vaz Bridi - argüidora (MACKENZIE); Profª Drª Nancy dos Santos Casagrande - arguidora (PUC/SP); Profª Drª Marlene Fortuna ( UNICAMP). Avaliação final: aprovado com distinção e louvor. Prof. Dr. Moisés Ari Zilber - Decano de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Participa de Congressos, Eventos, Seminários, Palestras, Simpósios, Exposições, Jornadas, Colóquios, Workshops, Oficinas, Festivais de Teatro, na posição de palestrante, apenas receptora ou ambos. Todos inerentes às suas áreas de atuação (alguns acima citados).

Ministra cursos em todo Brasil, acerca das temáticas para as quais é capacitada.

Participa de Bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Projetos Experimentais, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, na condição de orientadora ou argüidora. É convidada, para compor Comissões de Avaliação de Concursos Públicos, que selecionem Professores Doutores ou Livres-Docentes, para ministrarem disciplinas relacionadas à Comunicação Social.

Fez Curso de: “Prática de Locução de Rádio”, no SENAC SANTANA, período: 06/04/2013 a 15/06/2013. Professores: Fernando (Locutor Gazeta e Jovem Pan), Sérgio (Locutor Gazeta e Jovem Pan), Luana (Fonoaudióloga) e Edimar (JB), Rádio Gazeta e Rádio Jovem Pan.

voltar