PÁGINA INICIAL MARLENE FORTUNA CURSOS LIVROS CONTATO

 

MARLENE FORTUNA

 

   

   Marlene Fortuna é Pós-Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
   Especialista em Teatro (interpretação, dramaturgia e poéticas da voz do ator); História das Artes Plásticas (teoria, leitura e crítica de arte instrumentalizada); A Voz Artística e Profissional; Estudos Críticos da Imagem em seus vários suportes; Processo de Criação Artística e Crítica Genética, ministrando cursos, palestras, oficinas e workshops.
   Integra o Conselho de Assessores Científicos do MACKPESQUISA pertencente à Universidade Presbiteriana Mackenzie e da UNESP (Universidade do Estado de São Paulo).
   Núcleos de pesquisa aos quais pertence ou pertenceu como fundadora e/ou coordenadora, mas em todos, como pesquisadora: CECG (Centro de Estudos de Crítica Genética-PUC/SP); CESA (Sociedade Científica de Estudos da Arte-USP); INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação-USP); NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisa da Imagem-Faculdade Cásper Líbero/SP) e NPCA (Núcleo de Pesquisa em Comunicação Audiovisual da INTERCOM-USP).
   Desenvolve intenso trabalho sobre a teoria e a prática da Voz Profissional, ensinando as pessoas, de diferentes segmentos e atividades a se expressarem oralmente, com qualidade vocal, fluência e desinibição.
   Tem enorme experiência teatral, com prática e teorização sobre os 3 aspectos maiores dessa arte: intérprete, dramaturgo e diretor.
   Tem publicações advindas da participação, na condição de palestrante, em: Congressos, Eventos, Seminários, Palestras, Simpósios, Jornadas, Colóquios, Workshops, Oficinas e Festivais de Teatro.
   Participa de Bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Projetos Experimentais, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, na condição de argüidora. É convidada, para compor Comissões de Avaliação de Concursos Públicos, que selecionem Professores Doutores ou Livres-Docentes para ministrarem disciplinas relacionadas à Interpretação Teatral e à Voz Emocional na Construção de Personagens e na Formação do Ator.
   Atriz profissional, reconhecida nacional e internacionalmente.
   Tem curso de “Prática de Locução de Rádio” realizado no SENAC Santana, com renomados profissionais do mercado de rádio-difusão. Locutores/Professores das seguintes emissoras: Rádio Gazeta (AM/FM) Jovem Pan (AM/FM).
   Marlene Fortuna é diretora de interpretação dos atores de várias Companhias Teatrais em São Paulo, no interior e outros estados. Algumas delas: COMPANHIA TEATRAL VOZ DA TERRA (Minas Gerais – São Thomé das letras); COMPANHIA TEATRAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EUBIOSE (São Paulo e outras sedes), etc.