Marlene Fortuna ministra palestras públicas, ou em seminários, nas áreas de Comunicação Oral, Teatro e Artes Visuais, com enfoque prático e teórico em cada uma destas modalidades.
Para inteirar-se do conteúdo destas palestras, identifique os temas abaixo discriminados. Caso tenha interesse, entre em contato conosco.
Módulo 1
COMUNICAÇÃO ORAL (teoria e prática)
Temas
01) A FORMAÇÃO DO COMUNICADOR ORAL.
02) A VOZ COMO UM DOS INSTRUMENTAIS MAIS IMPORTANTES DO COMUNICADOR ORAL.
03) O PALESTRANTE VITORIOSO.
04) A VOZ E SUAS MANIFESTAÇÕES.
05) A PALAVRA ORAL E AS EMOÇÕES.
06) RETÓRICA, ELOQÜÊNCIA, PERSUASÃO E EMPATIA NA PALAVRA ORALIZADA.
07) COMO SEDUZIR O RECEPTOR COM O OBJETIVO DE LEVÁ-LO A COMPRAR O “PRODUTO” OU A “IDÉIA”: LÓGICA, BELEZA, PAIXÃO DO EMISSOR.
08) EXPRESSÃO E PERFORMANCE CORPÓREO-VOCAL-EMOCIONAL DA COMUNICAÇÃO FALADA.
09) O COMUNICADOR CAMALEÃO, PRONTO ÀS ADAPTAÇÕES IMEDIATAS PARA ENCANTAR E CONVENCER O RECEPTOR.
10) A VOZ EMOCIONAL E SEUS ESTILOS - ELABORAÇÃO, EXPRESSÃO E REPERTÓRIO.
11) TEORIA E PRÁTICA SOBRE OS PRINCIPAIS QUESITOS TÉCNICOS DA BELEZA DA DICÇÃO:
Relaxamento, Massageamento, Respiração, Articulação Buco-Facial, Colocação, Projeção, Ressonância, Pronúncia, Entonação, Ritmo, Timbre, Volume, Musicalidade Vocal, Potência Sonora, Densidade do Som Oral, Transmissão de Ideias com as Respectivas Dosagens Emocionais, Ênfase Oral, Gesticulação, Desinibição e Coragem de Falar em Público.
12) 'A VOZ QUENTE' (SENTIMENTOS) E 'A VOZ FRIA' (SEM EMOÇÃO).
13) ORALIDADE DIRIGIDA, ORALIDADE MEDIADA E ORALIDADE IMPROVISADA.
Módulo 2
TEATRO (teoria e prática)
Temas
01) INTERPRETAÇÃO TEATRAL E POÉTICAS DA VOZ, DO CORPO E DA EMOÇÃO.
02) INTERTEXTUALIDADE NA ARTE TEATRAL - SUPORTES E PASSAGENS: O TEXTO ESCRITO DO DRAMATURGO “DORMENTE E SILENTE”, OCUPANDO O ESPAÇO “INSILENTE, VIVENTE E PRESENTE” DO ATOR EM CENA. HARMONIAS, LITÍGIOS E LICENÇAS POÉTICAS ENTRE AS TRÊS INSTÂNCIAS POÉTICAS DO TEATRO - dramaturgo, ator e diretor.
03) A VOZ EMOCIONAL E SEUS ESTILOS NO TEATRO - ELABORAÇÃO, EXPRESSÃO, REPERTÓRIO E TÉCNICA.
04) INTERPRETAÇÃO TEATRAL - DO CIRCO (emoção jorrada) MODALIDADE PRIMÁRIA; AO TEATRO CIENTÍFICO (emoção esculpida) MODALIDADE TERCIÁRIA, PASSANDO PELO ACADEMISMO DA ESCOLA DE ARTE DRAMÁTICA - EAD/ECA/USP.
05) TEORIAS E PRÁTICAS TEATRAIS - CONCEITOS DIVERSOS PARA A FORMAÇÃO DO ATOR. CORPO, VOZ, EMOÇÃO E POÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM.
06) O ATOR CAMALEÔNICO (JOGADOR) - POETA DAS EMOÇÕES, DOS DESENHOS DE CORPO, DA VOZ E DOS ESTILOS. JOGO E PRAZER NO EFÊMERO CÊNICO.
07) A INTERPRETAÇÃO TEATRAL CONSTRUÍDA SOBRE ESTEREÓTIPOS - clichês, rótulos, caricaturas, “carimbos” (fugacidade). A INTERPRETAÇÃO TEATRAL CONSTRUÍDA SOBRE ARQUÉTIPOS - mitos, símbolos, inconsciente coletivo (eternidade).
08)O TEATRO DE RUA, O PALHAÇO E O CLOWN. A DRAMATURGIA, A INTERPRETAÇÃO, A DIREÇÃO TEATRAL E AS INTERAÇÕES COM A PLATEIA NAS REFERIDAS MODALIDADES.
09) TEATRO DE RUA E TEXTO LITERÁRIO.
10) TEATRO E DIONISO. O MITO, O RITO E A RIBALTA.
11) O SER SAGRADO E O ESTAR SAGRADO NO TEATRO.
12) RUBRICAS: MAIS, MENOS, NENHUMA. INDICAÇÕES DE DESLOCAMENTO APENAS, INDICAÇÕES DE SENTIMENTO APENAS E AMBAS.
13) TEATRO E RITO.
Módulo 3
ARTES VISUAIS (teoria e prática)
Temas
01) APRENDENDO A VISITAR MUSEUS.
02) ARTES VISUAIS - HISTÓRIA DA ARTE (DO RUPESTRE AO CONTEMPORÂNEO).
03) PUBLICIDADE E ARTE.
04) ARTES PÓS-MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO (ESTUDO E LEITURA DE INSTALAÇÕES E BIENAIS).
05) ARTE MODERNA E COMUNICAÇÃO - DO FIGURATIVO AO ABSTRATO.
06) ASPECTOS MERCADOLÓGICOS DA ARTE.
07) ESPETACULARIZAÇÃO DO OBJETO ESTÉTICO.
08) CRÍTICA GENÉTICA E PROCESSO DE CRIAÇÃO NAS DIVERSAS MODALIDADES ARTÍSTICAS. EXEMPLIFICAÇÃO COM A ANÁLISE DA OBRA GUERNICA DE PABLO PICASSO E A POLÍTICA DE SEU TEMPO.
09) CRÍTICA DE ARTE INSTRUMENTALIZADA.
10) O ESTILO EXPRESSIONISTA NA ARTE, APLICADO À COMUNICAÇÃO JORNALÍSTICA E À COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA.
11) ESTUDOS CRÍTICOS DA IMAGEM EM SUAS DIFERENTES MODALIDADES: PUBLICITÁRIA, ESCULTURAL, PICTURAL, ARQUITETURAL, PICTÓRICO-VERBAL, SONORA, MIDIÁTICA E MULTI-MIDIÁTICA.
OBS.: nos cursos acima citados, inserem-se estudos complementares sobre: espaço, suporte, matéria, expressão, conceito, título, performance, criador, emissor, fruidor, receptor, observador, consumidor, 'obra em andamento': processo, 'obra acabada', razão/emoção (qualidade e quantidade), olhar holístico e analítico sobre o objeto estético, noções de gestalt e suas aplicações.
Duração de cada Palestra: uma hora e meia.
Local: a combinar, ou na Editora Fortuna Musical, à Av. Rio Branco, 233, 11º andar, Cj 111/112, São Paulo, Centro.
CONSULTE NOSSOS PREÇOS
Departamento de Vendas
edfortuna@uol.com.br
contato@marlenefortuna.com.br
Telefone/fax:
(11) 3222-5316/ 3331-0911
|