PÁGINA INICIAL MARLENE FORTUNA CURSOS LIVROS CONTATO

 

PALESTRAS

 

Marlene Fortuna ministra palestras públicas, ou em seminários, nas áreas de Comunicação Oral, Teatro e Artes Visuais, com enfoque prático e teórico em cada uma destas modalidades.
Para inteirar-se do conteúdo destas palestras, identifique os temas abaixo discriminados. Caso tenha interesse, entre em contato conosco.

Módulo 1

COMUNICAÇÃO ORAL (teoria e prática)

Temas

 

01) A FORMAÇÃO DO COMUNICADOR ORAL.

02) A VOZ COMO UM DOS INSTRUMENTAIS MAIS IMPORTANTES DO COMUNICADOR ORAL.

03) O PALESTRANTE VITORIOSO.

04) A VOZ E SUAS MANIFESTAÇÕES.

05) A PALAVRA ORAL E AS EMOÇÕES.

06) RETÓRICA, ELOQÜÊNCIA, PERSUASÃO  E EMPATIA NA PALAVRA ORALIZADA.

07) COMO SEDUZIR O RECEPTOR COM O OBJETIVO DE LEVÁ-LO A COMPRAR O “PRODUTO” OU A “IDÉIA”: LÓGICA, BELEZA, PAIXÃO DO EMISSOR.

08) EXPRESSÃO E PERFORMANCE CORPÓREO-VOCAL-EMOCIONAL DA COMUNICAÇÃO FALADA.

09) O COMUNICADOR CAMALEÃO, PRONTO ÀS ADAPTAÇÕES IMEDIATAS PARA ENCANTAR E CONVENCER O RECEPTOR.

10) A VOZ EMOCIONAL E SEUS ESTILOS - ELABORAÇÃO, EXPRESSÃO E REPERTÓRIO.

11) TEORIA E PRÁTICA SOBRE OS PRINCIPAIS QUESITOS TÉCNICOS DA BELEZA DA DICÇÃO:
Relaxamento, Massageamento, Respiração, Articulação Buco-Facial, Colocação, Projeção, Ressonância, Pronúncia, Entonação, Ritmo, Timbre, Volume, Musicalidade Vocal, Potência Sonora, Densidade do Som Oral, Transmissão de Ideias com as Respectivas Dosagens Emocionais, Ênfase Oral, Gesticulação, Desinibição e Coragem de Falar em Público.

12) 'A VOZ QUENTE' (SENTIMENTOS) E 'A VOZ FRIA' (SEM EMOÇÃO).

13) ORALIDADE DIRIGIDA, ORALIDADE MEDIADA E ORALIDADE IMPROVISADA.

 

Módulo 2

TEATRO (teoria e prática)

Temas

 

01) INTERPRETAÇÃO TEATRAL E POÉTICAS DA VOZ, DO CORPO E DA EMOÇÃO.

02) INTERTEXTUALIDADE NA ARTE TEATRAL - SUPORTES E PASSAGENS: O TEXTO ESCRITO DO DRAMATURGO “DORMENTE E SILENTE”, OCUPANDO O ESPAÇO “INSILENTE, VIVENTE E PRESENTE” DO ATOR EM CENA. HARMONIAS, LITÍGIOS E LICENÇAS POÉTICAS ENTRE AS TRÊS INSTÂNCIAS POÉTICAS DO TEATRO - dramaturgo, ator e diretor.

03) A VOZ EMOCIONAL E SEUS ESTILOS NO TEATRO - ELABORAÇÃO, EXPRESSÃO, REPERTÓRIO E TÉCNICA.

04) INTERPRETAÇÃO TEATRAL - DO CIRCO (emoção jorrada) MODALIDADE PRIMÁRIA; AO TEATRO CIENTÍFICO (emoção esculpida) MODALIDADE TERCIÁRIA,  PASSANDO PELO ACADEMISMO DA ESCOLA DE ARTE DRAMÁTICA - EAD/ECA/USP.

05) TEORIAS E PRÁTICAS TEATRAIS - CONCEITOS DIVERSOS PARA A FORMAÇÃO DO ATOR. CORPO, VOZ, EMOÇÃO E POÉTICAS NA CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM.

06) O ATOR CAMALEÔNICO (JOGADOR) - POETA DAS EMOÇÕES, DOS  DESENHOS DE CORPO, DA VOZ E DOS ESTILOS. JOGO E PRAZER NO EFÊMERO CÊNICO.

07) A INTERPRETAÇÃO TEATRAL CONSTRUÍDA SOBRE ESTEREÓTIPOS - clichês, rótulos, caricaturas, “carimbos” (fugacidade). A INTERPRETAÇÃO TEATRAL CONSTRUÍDA SOBRE ARQUÉTIPOS - mitos, símbolos, inconsciente coletivo (eternidade).

08)O TEATRO DE RUA, O  PALHAÇO E O CLOWN. A DRAMATURGIA, A INTERPRETAÇÃO, A DIREÇÃO TEATRAL E AS INTERAÇÕES COM A PLATEIA NAS REFERIDAS MODALIDADES.

09) TEATRO DE RUA E TEXTO LITERÁRIO.

10) TEATRO E DIONISO. O MITO, O RITO E A RIBALTA.

11) O SER SAGRADO E O ESTAR SAGRADO NO TEATRO.

12) RUBRICAS: MAIS, MENOS, NENHUMA. INDICAÇÕES DE DESLOCAMENTO APENAS, INDICAÇÕES DE SENTIMENTO APENAS E AMBAS.

13) TEATRO E RITO.

 

Módulo 3

ARTES VISUAIS  (teoria e prática)

Temas

 

01) APRENDENDO A VISITAR MUSEUS.

02) ARTES VISUAIS - HISTÓRIA DA ARTE (DO RUPESTRE AO CONTEMPORÂNEO).

03) PUBLICIDADE E ARTE.

04) ARTES PÓS-MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO (ESTUDO E LEITURA DE INSTALAÇÕES E BIENAIS).

05) ARTE MODERNA E COMUNICAÇÃO - DO FIGURATIVO AO ABSTRATO.

06) ASPECTOS MERCADOLÓGICOS DA ARTE.

07) ESPETACULARIZAÇÃO DO OBJETO ESTÉTICO.

08) CRÍTICA GENÉTICA E PROCESSO DE CRIAÇÃO NAS DIVERSAS MODALIDADES ARTÍSTICAS. EXEMPLIFICAÇÃO COM A ANÁLISE DA OBRA GUERNICA DE PABLO PICASSO E A POLÍTICA DE SEU TEMPO.

09) CRÍTICA DE ARTE INSTRUMENTALIZADA.

10) O ESTILO EXPRESSIONISTA NA ARTE, APLICADO À COMUNICAÇÃO JORNALÍSTICA E À COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA.

11) ESTUDOS CRÍTICOS DA IMAGEM EM SUAS DIFERENTES MODALIDADES: PUBLICITÁRIA, ESCULTURAL, PICTURAL, ARQUITETURAL, PICTÓRICO-VERBAL, SONORA, MIDIÁTICA E MULTI-MIDIÁTICA.

OBS.: nos cursos acima citados, inserem-se estudos complementares sobre: espaço, suporte, matéria, expressão, conceito, título, performance, criador, emissor, fruidor, receptor, observador, consumidor, 'obra em andamento': processo, 'obra acabada', razão/emoção (qualidade e quantidade), olhar holístico e analítico sobre o objeto estético, noções de gestalt e suas aplicações.

 

Duração de cada Palestra: uma hora e meia.

Local: a combinar, ou na Editora Fortuna Musical, à Av. Rio Branco, 233, 11º andar, Cj 111/112, São Paulo, Centro.

 

CONSULTE NOSSOS PREÇOS

Departamento de Vendas

edfortuna@uol.com.br

contato@marlenefortuna.com.br

Telefone/fax:

(11) 3222-5316/ 3331-0911

 

voltar